terça-feira, 12 de dezembro de 2023
O Conto nas Escolas Públicas
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
Projeto Literário O Conto
PROJETO LITERÁRIO
O CONTO NAS ESCOLAS
Um conto é uma narrativa que cria um universo de seres, da fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador personagem, ponto de vista e um enredo.
Os contos podem ser divididos em diferentes generos e estilos, como conto de fadas, o conto de terror, o conto policial, o conto de amor, contos realistas, contos fantásticos que exploram elementos sobrenaturais e mágicos.
A origem do conto remonta as tradições orais de diversas culturas ao redor mundo, como as fábulas gregas, as histórias populares da ìndia e do Oriente Médio.
No século XVII o conto começa a ser registrado por escrito, com autores como Perraut e os irmãos Grimm popularizando o gênero.
O conto literário apresenta "recursos criativos" que possuem uma finalidade: A ordem estética.
Na primeira metade do século XIX o Escritor Edgar Alan poe estabeleceu algumas regras para se escrever o conto literário, segundo ele, a narrativa deve ser breve, ter coerência e uma tensão que se resolva no seu desfecho.
O conto também evoluiu para outra forma de mídia, como filmes e programas de televisão, com adaptações modernas de clássicos como Alice no País da Maravilhas.
A inspiração para criar um conto pode surgir de diferentes lugares. Pode ser a partir de uma experiência pessoal, uma ambientação social , uma observação do mundo ao nosso redor, de um sonho, ou ate estória que existiram.
Para criar um bom conto é preciso levar em consideração alguns elementos essenciais:
- a contrução dos personagens
- a criação de diálogos
- a descrição de cenário e escolha das palavras certas para transmitir as emoções e os sentimentos dos personagens.
- a estrutura narrativa.
As adaptações trazem novas interpretações e visões sobre a história, enriquecendo ainda mais o universo dos contos.
Das multiplas tendências do conto: "A Liberdade e a Forma " torna o conto a melhor estratégia em gerar uma interatividade com mais sucesso, no Método de ensino nas escola Brasileiras.
O conto retorna para incentivar a leitura e a criação literária.
Sendo um dos gêneros mais curtos que uma novela ou um romance, o conto dá início a construção de uma base para os alunos. Além de trazer em sua dinâmica a capacitação do educador de Literatura para ensinar literatura nas escolas.
O projeto é amplo, conciso e flexível. Insere o Conto em foco durante o ano todo; seguindo um cronograma que segue o calendário anual das datas comemorativas de tudo que envolva o livro, o escritor, entre outras datas comemorativas em relação as produções literárias o ano todo.
Nos novo programa de educação do Governo o conto deve entrar pra valer. Sendo disponibilizados, a confecção de livros de contos de autores brasileiros e estrangeiros. Para dar a partida ao começo de uma restauração da literatura nas escolas públicas.
Este programa tem o compromisso sério com a formação de futuros leitores , futuros autores e educadores que formarão estes alunos. Sem contar, que é um investimento primordial para ascensão da criação literária brasileira, que à muito tempo vem deixando a desejar.
No calendário que ficará disponível aos alunos durante todo ano facilitará os testes e as dinâmicas entre aluno e professor. Durante o ano todo cada comemoração no calendário vai trazer uma forma lúdica de aprender a criar um conto.
Estas dinâmicas terão frutos e estes frutos serão analisados, recebendo pontos que ao final do ano letivo elegerá os melhores contos, de qualquer gênero e serão publicados em um livro de contos, dos alunos de cada escola pública, de qualquer bairro, Cidade ou Estado.
Os recursos que o Governo atual disponibilizará serão transformados em resultados satisfatórios na Educação como um todo. E marcará um início importantíssimo na formação dos estudantes da rede pública deste ano em diante.
O conto como forma de transmitir valores culturais e também como forma de despertar o imaginário brasileiro; viabiliza o conhecimento mais profundo das nossas raízes; redirecionando à sua identidade, e identificação com o terreno social do autor.
Nessa caminhada em direção ao mais sério desempenho de uma política que abraça a causa do livro, do leitor e da formação intelectual do cidadão brasileiro, em qualquer lugar. Ousemos criar projetos que fortaleça essa corrente de pensamento, conhecimento e modelo de educação. Pois só assim vamos ter realmente conseguido através de uma meta e de um conceito avançar no nosso modelo de Educação.
Quem quiser enviar sugestões e dinâmicas interativas, contos inéditos, etc. Enviar para o e-mail:
cherie.diasdesousa@gmail.com
Fortalecerá muito a criação deste projeto
Obrigada!
Sylvia D'Sousa
Professora , Autora e Gestora Educacional.



